sábado, abril 29, 2006

Alguem me explica?!?

Será que alguem me pode explicar como e porquê o meu post com o titulo: "Wc Perfeito", desapareceu?!?
Alguem o apagou?! Se sim gostava de saber as razões...
Penso que não era de todo ofensivo, pelo contrário era uma mera brincadeira, para descontrair e suscitar 1 sorriso...

sexta-feira, abril 28, 2006

Liberdade Sempre

Ainda relativamente ao 25 de Abril, mais concretamente a um comentário que fiz a um post do Renato, que pelos vistos lhe deixou dúvidas, quero apenas dizer o seguinte:
- Se alguém tem dúvidas sobre se eu preferia ainda viver em ditadura é porque não leu os meus posts anteriores com atenção. Considero-me apenas o mais liberal de todos os cósmicos. Sou liberal em todos os aspectos transversais à sociedade. LIBERDADE SEMPRE.
- Tenho dúvidas que, se não fosse através de uma revolta militar, alguma vez o povo português se insurgisse contra semelhante regime. Digo até mais, se em 1974 houvesse eleições livre em que Marcelo Caetano pudesse concorrer, arrisco 9 em 10 como o déspota ganharia. João Jardim, Avelino Ferreira Torres, Narciso Miranda, Mário de Almeida, Mesquita Machado e tantos outros só saíram ou saem do poleiro quando quiserem porque o povo legitima, através do voto, o poder daqueles que vivem arragados a ele.
- O povo português é averso à mudança e ao risco. A culpa de sermos pobre é do povo português, da sua elite, dos seus políticos, dos seus mestres, de todos nós. A inquisição e o Estado Novo expulsaram do país a maior parte daqueles que tinham empreendorismo no sangue. Os que cá ficaram sempre viveram e sustentaram o seu negócio à sombra de proteccionismo estatal.

Este estado da nação não se altera em 25 anos, mas pode-se alterar em 50. Ao dizer isto estou a colocar toda a responsabilidade, de mudar para melhor o nosso país, na nossa geração. SOMOS NÓS, que temos que saber escolher melhor os nossos governantes; SOMOS NÓS, que temos que exigir formas de responsabilização política e descobrir novas formas de intervenção; SOMOS NÓS, cada um de nós, que tem que se sustentar (chega de anos consecutivos de andar uns a manter a boa vida dos outros). À sociedade cabe proteger as crianças, os idosos e os incapacitados. Àqueles que falte vontade de trabalhar, a sociedade nada tem a dar.
Já estive mais convicto da capacidade da nossa geração mudar este estado de coisas. Mas, como bom sportinguista, a esperança é sempre a última a morrer.

Um desvio ao assunto principal. O discurso de Cavaco Silva não me agradou. Demasiado esquerdista e utópico. Pactos de regime no que diz respeito a políticas de igualdade social?
Por favor Sr. Presidente, mas onde é que andou nestes últimos 25 anos? Tratou-se de um discurso inútil, sem consequências absolutamente nenhumas, que daqui a uma semana estará completamente esquecido por todos.
Do meu ponto de vista, caberia ao presidente relembrar aos outros poderes consagrados na legislação (especialmente o poder legislativo, isto é, a assembleia da república constituída por deputados e ao poder judicial na pessoa dos magistrados) a importância que têm na sociedade e formular propostas que visassem a melhoria da sua credibilidade. A consagração dos quatro poderes foi uma vitória do 25 de Abril. É imperioso que todos funcionem em pleno, para bem da democracia. Ora, o que nós vemos no parlamento e na justiça é uma verdadeira vergonha.
ACTUALMENTE, SINTO VERGONHA DA NOSSA DEMOCRACIA, DA NOSSA REPÚBLICA. SINTO VERGONHA DE SER PORTUGUÊS.

P.S. - Desculpem a minha ausência prolongada. Esta ficou-se a dever a motivos profissionais mas também a uma fase de menor motivação para escrever.

quarta-feira, abril 26, 2006

25 de Abril não se comemora, vive-se a cada dia!

Essa é a maior comemoração que se pode fazer ao 25 de Abril. Viver a Liberdade que nos foi proporcionada nesse já longinquo dia de 1974.

Não é por ir para a rua no dia 25 de Abril, com um cravo na lapela, que se é adepto da Liberdade.

Até porque os cravos que então simbolizaram iconograficamente a Revolução (e não a Liberdade) foram "apossados" por diversos partidos políticos cujos conceitos democráticos são, no mínimo, estranhos e cuja Liberdade, mormente a de expressão, não é práctica corrente. E não sendo hoje o cravo um simbolo da Liberdade, que foi aquilo que de melhor herdamos da Revolução, não faz qualquer sentido hoje ter de se andar com um na lapela. Até porque, esteticamente, é discutivel a validade de tal coisa...

Eu que nesse dia de 1974 tinha 1 ano, 7 meses e 6 dias de idade, sou por assim dizer, um filho da Revolução. Sempre vivi em Liberdade. Nunca soube o que era não poder expressar a minha opinião ou fazer aquilo que entedesse dentro da tolerância devida que um acto tenha perante os outros: a minha Liberdade termina onde começa a do vizinho! Por isso, para mim a Liberdade é tão banal que não a comemoro; vivo-a!

Restava-me então comemorar a Revolução. Coisa que não o faço. Não porque não concorde com ela, mas porque ela foi apenas o principio do processo que nos trouxe a Liberdade. Que apenas se concluiu no 25 de Novembro de 1975, um ano e meio depois... Ou talvez mais tarde ainda, já nos anos oitenta, quando foi extinto o Conselho de Revolução...

Para mim, o 25 de Abril significa o inicio do processo que nos deu a Liberdade. De agir, de sermos, de pensarmos, de falarmos. A melhor forma que sei de comemorar é a cada dia fazer tudo isso. Como escrever isso aqui. Sem cravos na lapela.

terça-feira, abril 25, 2006

25 de Abril ... SEMPRE!!!


Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade

.................................................
Sinceramente, gostava de ter nascido uns anos mais cedo, apenas e só por uma razão!!! para ter podido participar, naquele dia... talvez o dia mais feliz da história de Portugal.
Penso que, por razões obvias, não presiso de escrever aqui um texto massador sobre o que foi o 25 de Abril, muito menos o que ele significou e significa para todo um povo, para toda uma cultura...
Assim, simplesmente quero dizer-vos: NÃO SE ESQUEÇAM!!! porque um povo e uma nação que não tem memória, está condenado a morte...
25 de Abril ... SEMPRE!!!
LIBERDADE ou MORTE!!!

segunda-feira, abril 24, 2006

sábado, abril 22, 2006

sexta-feira, abril 21, 2006

Curiosidade!!!

Não podia de modo algum deixar de partilhar com todos esta preciosidade que me veio parar à caixa de mail, e à falta de melhor que pensar acabou por ser um momento de reflexão muito pertinente....
Partilho com vocês, na espectativa que todos tenham tido uma boa páscoa e etecetera...

Na quarta feira , 4 de Maio, 2006, 2 minutos e 3 segundos depois da 1:00 AM da manhã, as horas e o dia serão assim:

-----> 01:02:03 04/05/06
Isto nunca mais vai acontecer na vossa vida...ja pensaram nisso?!?

quarta-feira, abril 19, 2006

Autismo

Cheguei hoje à conclusão que o nosso Ministro das Finanças é autista, tem um mundo seu onde vive e uma linguagem prórpia com a qual tenta comunicar, mas da qual o comum cidadão não consegue perceber patavina!

Então o senhor vem todo contente anunciar o défice de 6% para 2005, quando em 2004 o défice foi de 2,8% (ou de 5% antes de aplicar receitas extraordinárias).

Então o senhor vem constantemente certificar a boa saúde da nossa economia após os esforços por ele tomados e vem agora o Banco de Portugal traçar um cenário negro que se resume a TAXA MÁXIMA DE DESEMPREGO EM 20 ANOS, ESTAGNAÇÃO DO EMPREGO, MENOS EXPORTAÇÕES pois perderam quota de mercado, MAIS IMPORTAÇÕES, ENDIVIDAMENTO A CRESCER, INVESTIMENTO QUE NÃO CRESCE e DÉFICE EXTERNO VOLTA A SUBIR, para além do aumento do petróleo para valores superiores a 72 dólares/barril que podem invabilizar qualquer crescimento económico face à total dependência crónica que temos e ao constante subir de preços de tudo que isso vem acarretando!

Hello! Is there anybody out there?

terça-feira, abril 18, 2006

Limiar da pobreza



Segundo a União Europeia, é considerado pobre aquele que ganha 60% do salário médio do seu país. Como em Portugal a média dos salários é de 645 Euros (129.311$), o nosso limiar de pobreza é o mais baixo de toda a U.E.
Dá que pensar não dá?!?

sábado, abril 15, 2006

Deputados Faltosos

Os deputados mais faltosos nos primeiros oito meses de Parlamento....Ver a divulgação do Expresso

A Ler

POLÍTICAS PARA FAZER OPOSIÇÃO - Pacheco Pereira no Público

Deslocou-se o PS para o "centro", onde tradicionalmente habitava o PSD, ocupando um espaço político que o asfixia? Como se pode fazer oposição contra um governo que parece realizar com mais determinação as reformas que sempre foram defendidas pelo PSD? Não é possível, ou é difícil, tomar uma posição distinta, que demarque o PSD do PS? Todos os dias é possível encontrar este tipo de afirmações, que me levam a uma reacção do género: tretas, bullshit. Quisesse o PSD e todos os dias se perceberiam claras e distintas as diferenças, onde há diferenças. O problema, também tão claro e distinto, está no "quisesse".

Continua no Abrupto......Ver Aqui

sexta-feira, abril 14, 2006

Novas Telas

Amigos...se tiverem 1 tempinho, passem no meu blog de pintura...tenho NOVAS TELAS:

www.galeriarenato.blogspot.com

quinta-feira, abril 13, 2006

Pecador eu?

O cardeal americano James Francis Stafford, o penitenciário-mor do Vaticano, revelou esta terça-feira, na Basílica de S. Pedro que pode ser considerado pecado com a obrigatoriedade de ser confessado:
- demasiado tempo a ler jornais,
- demasiado tempo a ver televisão,
- demasiado tempo a navegar na Internet,
- o excesso de velocidade
- a fuga aos impostos.

Recomendou ainda a leitura da bíblia, uma prática, aliás, que a Igreja Católica poderá aconselhar para substituir qualquer penitência mais tradicionalista.

PS 1: Despois da Pascoa, deixarei de ler Jornais, Ver TV e navegar na Internet.
PS 2: Vou cumprir os limites de Velocidade
PS 3: Nunca fugirei aos impostos (se jogar ao Sobe e Desce, vou declarar no IRS)
PS Ultimo: Espero que com o pecado da fuga aos impostos seja conseguido combater o defice, afinal somos um pais de catolicos, ou não?

"Onde estava o Sr deputado no dia 12 de Abril?"

Para aumentar ainda mais a desacreditação nas politicas e nos políticos, os ex.mo Srs. deputados foram de férias mais cedo impedindo assim de se realizar a normal secção de votações semanais na Assembleia da República.

A falta de quórum impediu as votações, porque dos 230 deputados, 119 não compareceram na secção, ou melhor, a maioria destes assinaram o livro de ponto e foram embora....uma vergonha

Não deveriam ser estes senhores um exemplo para o pais?
Para quando a diminuição do nº de deputados?
Para quando uma verdadeira responsabilização dos políticos?

segunda-feira, abril 10, 2006

Ponte Pedonal (Gaia/Porto)



Antes de mais, peço desculpa a todos os cósmicos pela minha ausência durante todo este tempo, mas na verdade, estes dois últimos meses foram “de loucos” para mim, dai não ter podido contribuir como desejava, com novos textos para o nosso blog. No entanto fui passando por cá e gostei de ver que o observador continua, como sempre, concorrido e a suscitar o debate sobre os mais variados temas entre todos os que nos visitam. Fico contente por isso.
Uma breve nota também para vos pedir desculpa pela “não organização” do nosso jantar/convívio cósmico!!! Agora como estou novamente mais disponível, fico a vossa disposição para levar em frente e de uma vez por todas o nosso adiado encontro no Porto, basta que assim o desejem e me avisem.

Sobre o tema de hoje:

Gaienses e Portuenses, sobretudo aqueles que vivem nas duas ribeiras, voltaram na semana passada, a receber a antiga promessa de uma ponte pedonal a ligar as duas margens.
Ficou mais uma vez prometido que dentro em breve, uma nova passagem para a outra margem surgirá, evitando assim as longas e maçadas caminhadas pelo tabuleiro inferior da ponte D. Luiz (com Z como verdadeiramente ela se chama).
Quando mais não fosse, já neste ponto começo a estar de acordo, pois todos temos de concordar que não é de todo em todo fácil a um qualquer noctívago, que depois de ingerir umas belas bejecas no cais de Gaia o obriguem a ir “dar a volta” pela ponte D. Luiz para poder ir beber um traçadinho à ribeira do Porto.
No entanto, e porque ao contrario de outros, a minha memoria não é curta, lembro-me que já em Janeiro de 2001, o líder da Câmara de Gaia, fez uma promessa idêntica, apresentando com a pompa e circunstancia que já lhe é habitual, um projecto da uma ponte pedonal, desenhada exactamente pelo mesmo Eng.º Adão Fonseca, e a verdade é q até hoje nem sequer estaleiros lá vi!!!
Desta vez, para que a festa não fosse repetitiva, esperava que o líder da Câmara de Gaia, tivesse, pelo menos, convencido o seu companheiro partidário e seu homologo da Autarquia Portuense a estar presente no apoio ao projecto, uma vez que uma ponte, se não me engano, precisa de duas margens para que se possa chamar ponte!!! Mas uma vez mais, o Presidente da Câmara de Gaia ficou sozinho a falar sobre o assunto…estranho, no mínimo…
Ficou prometido a todos os santinhos que dentro de 3 anos existirá naquele local uma ponte pedonal, transparente e ultramoderna, construída pela módica quantia de pouco mais de 10 milhões de euros. Sendo que metade desse valor será a cargo da Autarquia Portuense, mesmo que nada se saiba da vontade politica do autarca da outra margem…nem interessa, pelos vistos!!!
Em tempos de “vacas magras”, sou forçado a elidir que o ruidoso silêncio do Presidente da Câmara do Porto, se deve ao facto de este estar mais preocupado em resolver os elementares problemas das gentes do Barredo, da Sé, de Miragia e de São Nicolau, do que em assistir a mais um “foguetório” lançado pelo Presidente da margem esquerda.
A zona do Cais de Gaia, bem como toda a zona do centro histórico, desde a ponte D. Luiz até à ponte da Arrábida, tem realmente sido pródiga em promessas, desde escadas rolantes, teleféricos, reabilitação habitacional, construção de habitações estudantis, parques de estacionamento, Centro Cultural, etc…etc…etc….um sem numero de projectos ilusórios e sem qualquer tipo de execução à vista (pelo menos desarmada)!!! E não fosse o Governo do Eng.º António Guterres e a direcção da APDL e com certeza nem sequer o tão famoso Cais de Gaia ainda existia.
É de certa forma preocupante, mas ao mesmo tempo humorístico, como sempre que existe no horizonte a possibilidade de eleições internas no P.S.D, logo é assumido e anunciado ao Concelho de Gaia um chorrilho de promessas, nunca concretizadas, com a clara intenção de distrair os Gaienses e de impressionar o País, fazendo crer que somos um Município de sucesso.
Desta vez foram ao fundo da gaveta e ressuscitaram o velho projecto da ponte pedonal…a ver vamos como tudo estará daqui a mais 3 anos!!! Quase que aposto que já sei a resposta, infelizmente…
Há dias, um amigo com boa dose de ironia, dizia-me: “meu caro, o que é preciso é dar-se a ideia de que se está a fazer, os jornais publicitam e o povo até acredita que se faz mesmo”.

Será a velha lógica de que uma mentira contada muitas vezes se torna verdade?!?!

domingo, abril 09, 2006

A Ler..




Quando o ultra-secreto e invencível descriptador da NSA, o Crivo, se depara com uma mensagem indecifrável criada por um "anjo caído" da própria agência, o director de operações recorre à brilhante criptógrafa Susan Fletcher e ao seu noivo, um professor de Literatura, para o ajudarem a desvendar o mistério. Qual será a natureza do terrível código que tomou a NSA como refém? E terá David Becker êxito na sua demanda por um misterioso anel? Apanhada numa vertiginosa rede de secretismos e mentiras, Susan tenta desesperadamente salvar a agência em que acredita e, mais tarde, a própria vida e a do homem que ama. Mas será essa a resposta para a segurança universal? Chegando o momento da verdade, "quem guardará os guardas"?

Reservas Aqui

sexta-feira, abril 07, 2006

Portugal no Feminino - Mulher executiva vs. Mãe de sucesso


Caros amigos cósmicos,

Uma vez, que estamos numa de debater o papel da mulher na sociedade, encontrei um site que foca esse tema e decidi partilhar algumas coisas convosco. Espero que apreciem.
Mulher executiva vs. Mãe de sucesso
"Com mais de 92% das mulheres com formação superior empregadas, Portugal possui uma das taxas de emprego feminino mais elevadas da União Europeia. Contudo, os números escondem a escolha radical que as mulheres portuguesas são obrigadas a fazer mais tarde ou mais cedo nas suas vidas: a carreira ou a família. Tudo por causa da ausência de uma política de conciliação entre o trabalho e a família e a necessidade de afirmação num mundo profissional ainda dominado pelo sexo masculino. "
(...)
"Ana Isabel, investiu na vida familiar em detrimento da carreira. Natural da ilha da Madeira, veio estudar para a faculdade de farmácia da Universidade de Lisboa, cuja licenciatura na área terminou com média elevada.
Embora as portas para uma carreira aliciante e sedutora em várias multinacionais farmacêuticas estivessem abertas, Ana Isabel recusou empregos com salários mais elevados e melhores condições de trabalho e optou pela família. Agora com 31 anos e casada há sete, dois filhos de um e quatro anos respectivamente, Ana Isabel desenvolve actividade como farmacêutica no hospital Pulido Valente. Gosta do seu trabalho e está realizada a nível familiar. Mas sente que passou ao lado de uma hipotética carreira de renome.
«É um facto que uma mulher para não ser discriminada no mercado de trabalho, tem que abdicar da família», ressalva. «Numa grande empresa não se pode dar ao luxo de constituir uma família, porque não há política, nem mentalidade enraizada para a conciliação da vida familiar com a profissional», observa. «Mas a vida é feita de escolhas e eu tinha necessidade de ter a minha família»

quinta-feira, abril 06, 2006

Mulheres na Política 5 - em virtude do ponto 4



Como mulher vejo-me obrigada a dar a minha humilde opinião.
As mulheres são sem dúvida um "bicho" raro, ninguém as entende. Talvez isso se deva ao facto de vivermos demasiado das nossas emoções. Somos um ser emocional e vivemos um pouco em função disso, nunca deixando de equacionar os pós e contras das nossas decisões. Acredito piamente, que se houvessem mais mulheres no governo, concerteza teríamos uma politica mais equilibrada. Gostaria muito de ver uma mulher concorrer à Presidência da República, ou então, como há quem diga que quem governa é o Primeiro-ministro, então que uma mulher se candidatasse a esse tão cobiçado posto.

Partindo agora para outro ponto do post anterior, não acho que a nossa sociedade viva para o trabalho, antes pelo contrário. Eu, por exemplo, não entendo como há trabalhadores a queixarem-se dos salários que não aumentam, e que no entanto, querem ver reduzidas as horas de trabalho semanal para 35 horas, sinceramente, não acho que haja consenso nisto. Além disso, já viste bem a quantidade de pessoas que estão no desemprego??!! Muitas pessoas acredito que não consigam arranjar trabalho, ou pela pouca formação ou então pelo factor idade. Mas temos de admitir, porque infelizmente é uma realidade, que a taxa de desemprego se deve muito ao facto do governo, cheio de boas intenções, ter criado tantos subsídios. As pessoas não sabem lidar com estas situações. Queixam-se que a vida está cara, que temos muitos impostos (é um facto), mas no entanto não ajudam nada ao receber subsídios indevidamente, como faz a maioria. É muito triste!"Escravos" são aqueles que, como eu, trabalham o ano inteiro e pagam os impostos todos pra meter, e desculpem-me a expressão, no cú dessa gente que não quer fazer nada. Todos os dias nos jornais, nos centros de emprego e nas empresas de trabalho temporário vêem-se imensas vagas, porque será? Será que está tudo empregado? Não! As pessoas é que não querem trabalhar, nem se sujeitar ao que há mercado. Grave seria é se não houvesse oferta de trabalho, isso sim, seria caótico!

E é claro e evidente, que se queremos um país minimamente evoluído, e que nos preste serviços, mesmo não sendo da melhor qualidade, temos claro que trabalhar, mas isso não faz de nós “escravos” mas sim de ferramenta essencial à evolução.

Beijo, abraço e mais uma vez Parabéns Rui!


P.S.: E as mulheres não são obstinadas pelo trabalho, apenas quando trabalham gostam de o fazer com profissionalismo e perfeição (embora a última não exista).
A imagem retrata a "Mulher" apenas como ser :)))

quarta-feira, abril 05, 2006

Mulheres na Política 3

De facto, a Salomé tem razão no que toca à necessidade de mudar algo na política e a participação maior das mulheres poderá ser importante para se mudar um pouco a mentalidade do nosso governante "comum".

Sou à partida contra qualquer imposição de quotas do que quer que seja, mas de vez em quando até entendo que só assim é possível mudar algo. Por exemplo, a concorrência desleal que a China faz à Europa só pode ser minorada com a introdução de quotas às importações europeias à China.

Também da mesma forma entendo que poderíamos experimentar a introdução de quotas no caso único e excepcional das mulheres nas listas - e nunca de religiões, por exemplo, já que o Estado é laico mas não é assexuado! - de forma a obrigar os políticos a adaptarem-se às políticas... Como disse muito bem a Salomé, nos países nórdicos que têm uma mentalidade muito mais moderna que a nossa só depois de introdizida essa quota é que as mulheres - e os homens e os países - se habituaram à ideia e de tal forma que agora se a quota fosse lá retirada com toda a certeza ninguém daria por ela...

Desta vez, e excepcionalmente, concordo com a introdução obrigatória da participação de pessoas na política. Porque normalmente acho que deve ser de forma voluntária que a participação deve ocorrer, como é o meu caso.