sexta-feira, abril 29, 2005

Ontem no "Debate da Nação"...

Ouvi pela primeira vez um representante do BE (Fernando Rosas) a falar em tradição, defendendo-a.

Ele falava em manter a tradição da forma de governação das câmaras municipais, onde vereadores de partidos que não o do presidente executam sabe-se lá que programa.

Neste ponto observei igualmente PCP, BE e PP (e Dias Loureiro, individualmente) do mesmo lado da barricada. Que engraçado...

A mim evidencia uma coisa. Os partidos políticos não são apenas fiéis aos seus ideais mas, e sobretudo, mesmo indo contra estes, são fiéis aos interesses do próprio partido.

No caso desta mudança ao nível das autarquias, a luta é entre pequenos e grandes, não é entre esquerda e direita.

quinta-feira, abril 28, 2005

VAMOS VENCER


UMA CURVA BELISSIMA
UMA EQUIPA FANTÁSTICA
ÉS A NOSSA FÉ
FORÇA SPORTING OLÉ....

ESFORÇO, DEDICAÇÃO E DEVOÇÃO... RUMO À GLÓRIA

O que não se Ensina nas Escolas

Recebi por mail, alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu numa conferência numa escola secundária:
1 - A vida não é fácil; habituem-se a isso.
2 - O mundo não está preocupado com a vossa auto-estima. O mundo espera que vocês façam alguma coisa útil por ele ANTES de vocês se sentirem bem convosco próprios.
3 - Vocês não vão ganhar 5 000 EUR por mês assim que saírem da Universidade. Vocês não serão directores de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes de terem conseguido comprar o vosso próprio carro e telefone.
4 - Se vocês acham que os vossos professores são rudes, esperem até terem um Chefe. Ele não vai ter pena de vocês.
5 - Vender jornais ou trabalhar nas férias não está abaixo da vossa posição social. Os vossos Avós têm uma palavra diferente para isso: chamam-lhe "oportunidade".
6 - Se vocês fracassarem, a culpa não é dos vossos Pais. Por isso não os culpem dos vossos erros; aprendam com eles.
7 - Antes de vocês nascerem, os vossos Pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as vossas contas, lavar as vossas roupas e ouvir vocês dizerem que eles são "ridículos". Antes de quererem salvar o planeta para a próxima geração, desejando consertar os erros da geração dos vossos Pais, tentem limpar o vosso próprio quarto.
8 - A vossa escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas vocês não chumbam mais de um ano e têm tantas hipóteses quantas vocês precisarem até acertar. Isto não tem NADA a ver com a vida real. Se pisarem o risco, são despedidos... Façam bem à primeira!
9 - A vida não é dividida em semestres. Vocês não terão sempre os Verões livres e é pouco provável que os outros empregados vos ajudem a cumprir as vossas tarefas no fim de cada período.
10 - A televisão NÃO é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que largar o "barzinho" ou a boîte e ir trabalhar.
11 - Seja simpático com os "estudiosos", aqueles estudantes que muitos julgam que são uns idiotas. Existe uma grande probabilidade de vocês virem a trabalhar PARA ELES, um dia.

....Mais Confusão Autárquica

"Esta é uma decisão (a actual presidente da Câmara de Oeiras, ser a candidata do PSD) pessoal do Dr. Marques Mendes. Uma decisão que considero arbitrária e profundamente injusta"

Isaltino Morais

PS: já nenhum jornalista se preocupa com a actividade do governo? os estão as reformas de fundo? o choque? .......o combate ao desemprego? o défice? etc etc

quarta-feira, abril 27, 2005

A Questão do Proteccionismo: Primeira Parte

Sobretudo desde à 25 anos a esta parte que somos grandes importadores de produto japoneses, alemães e norte-americanos com elevado grau tecnológico.
Nessa altura exportavamos calçado, têxteis, cortiça e vinho. Trabalhavamos o dobro das horas e trabalho infantil era o que não faltava.

Convergirmos e aproximarmo-nos da Europa é incompatível com proteccionismo a indústrias não competitivas que ainda por cima se dedicam à manufactura de produtos com reduzido valor acrescentado.
As boas indústrias do sector têxtil - aquelas que apostaram no segmento da distribuição, criaram uma marca e uma imagem, apostaram na inovação, no design e em novos materiais - não reivindicam cláusulas proteccionistas. Estão salvaguardadas graças à capacidade de visão dos seus gestores. À sensivelmente duas décadas que as nossas empresas têxteis estão avisadas para a liberalização mundial do sector.
É verdade que o têxtil é um sector com bastante peso na nossa força de trabalho, principalmente na região do Ave. Mas não é de agora que ouço falar em falências nessa região...

De uma coisa tenho a certeza. Convergir com a Europa não é gastar recursos em subsídios proteccionistas a empresas inviáveis no médio prazo, incapazes de caminharem pelos seus próprios pés. É preferível gastar em formação a desempregados vindo daquelas indústrias - as pessoas com 40 anos têm que estar preparadas e serem capazes de estudarem e se adaptarem a uma nova função; apoiar jovens licenciados com ideias inovadoras em áreas como o software, a electrónica, a robótica, a biotecnologia ou a nanotecnologia; criar maior interligação entre universidades e empresas; apoiar as nossas jovens e micro empresas de cariz tecnológico na sua árdua caminhada para a internacionalização e reconhecimento por parte de outros países. Não existe uma única marca portuguesa que seja conhecida a nível mundial. Apenas o Figo e o Mourinho...
Actualmente, só as exportações por parte da Auto-Europa representam 2% do PIB. Se medíssemos em termos de valor acrescentado para a nossa economia, creio que aquela percentagem seria bem superior.

Eu sou um liberal. Defendo protecção social aos trabalhadores das indústrias falidas através do fundo de desemprego, de formação técnica activa e contínua. Não defendo protecção às indústrias. Seria adiar e gastar recursos a tentar evitar o inevitável. Defendo liberalismo para os nossos produtos, mas sou ainda mais liberal quando se fala nas barreiras e taxas alfandegárias aos produtos agrícolas, têxteis e outros oriundos de países subdesenvolvidos.

Para terminar, apenas um exemplo. A Política Agrícola Comum consome aproximadamente 70% do orçamento europeu, do qual a maior parte é para subsidiar agricultores, enquanto deveria ser para requalificar as nossas florestas e áreas rurais, apostar no turismo rural e de natureza ou na requalificação do património histórico. Em consequência, os europeus pagam mais pelos produtos alimentares. Em consequência, os países pobres ficam mais pobres e incapazes de pagar a sua dívida externa. Em consequência, desviamos recursos para um sector essencial na ordenação e planeamento do território, mas insustentável do ponto de vista produtivo.
Em consequência, continuamos a calar o egoísmo e chauvinismo dos agricultores franceses... aqueles que encabeçaram a luta anti globalização na Europa.

Continua...

terça-feira, abril 26, 2005

Almoços estranhos

Carlos Xavier, treinador adjunto do Estoril, denunciou ontem que um elemento do Benfica andou a convidar atletas do Estoril para almoçarem na semana antes do jogo entre as duas equipas.

in "Correio da Manha"

“Conclave” do CDS


O CDS definiu um novo lider e um novo rumo, o novo presidente, Ribeiro e Castro, vai liderar o CDS-PP acumulando com o cargo de eurodeputado, o rumo curiosamente não se aproxima nem da direita (extrema) nem à esquerda (centro), o rumo a que me refiro é apenas num sentido, a Regressão (cada vez maior)

A teoria que quem entra Papa num conclave sai cardeal, contrariamente ao que aconteceu no Vaticano não foi desmentida no CDS, Telmo Correia entrou como Papa (apoiado pela moção das distritais de Nuno Melo) e saiu cardeal, o aparelhamento das distritais saiu derrotado, o povo (neste caso os militantes) é quem mais ordena.

A música na Casa

4 anos depois e muitos, mas mesmo muitos, milhões depois, a Casa da Música (CdM) está pronta e foi inaugurada.

Pronta?

Bem, parece que quase pronta, já que segundo alguns seguranças, ainda há problemas a resolver como portas que empenam, elevadores que avariam… Mas pronto, já dá para os gastos e lá vai funcionando conforme os deuses permitem!

Agora mais a sério…

Tenho sentimentos mistos por esta obra. Enquanto peça escultural transformada em obra arquitectónica, parece-me excelente, ao nível de um Museu do Guggenheim em Bilbau. Os seus ângulos, o seu aspecto de diamante bruto por lapidado, o uso do betão e do vidro em grande escala agrada-me. Mas não me agrada o local, desde o principio. Não por qualquer motivo mais ou menos irrelevante como os que tenho lido aqui e ali, mas porque o local, a Praça Mouzinho da Silveira (aka Rotunda da Boavista) tem uma característica muito própria e rara no Porto e em Portugal – que é ser REDONDA! E o edifício veio quebrar, não só em planta mas também de facto e visualmente, esse efeito. A rotunda da Boavista agora apenas o é enquanto espaço de circulação automóvel e não enquanto espaço visual delimitado por edifícios que a constituíam assim. Tenho para mim que a CdM no topo do Parque da Cidade estaria muito melhor enquadrado e teria resolvido esse “imbróglio” que se vem desenrolando paralelamente… O espaço verde aberto, a possibilidade de confrontar-se com o mar, a ausência de definição de espaço urbano nesse local, todos estes elementos contribuiriam para que a CdM se encaixasse no local perfeitamente, sem se perder nenhum dos seus encantos exteriores e possivelmente ganhando alguns encantos interiores também.

Preocupa-me agora que o autor da obra, Rem Koolhas, não esteja de acordo com a solução adoptada para as traseiras da CdM (o famoso projecto da ADICAIS) e com os "tapamentos" que o mesmo pode vir a trazer à obra. Parece-me que o ideal era um entendimento entre todas as partes envolvidas de forma a que o prédio não fosse construído ou, na pior das hipoteses, fosse de muito menor volume do que o previsto - mas o fundamental é não depauperar ainda mais o contribuinte que já muito foi prejudicado neste processo todo! Aliás, é inadmissivel uma derrapagem deste tamanho (de cerca de 20 milhões para cerca de 100 milhões) numa obra pública - onde logo à partida todo o projecto é muito mais descriminado e pormenorizado que numa obra particular. E aqui, tenho quase a certeza absoluta, o arquitecto é, também, responsável pelo assunto....

Mas outro problema que muito desagrada é a incapacidade de receber espectáculos como óperas ou bailados pela simples inexistência de um fosso junto ao palco! Uma obra destas, com esta dimensão, que custou o que custou e que teve tantas alterações de projecto ao longos dos longos anos que demorou a ser erguida, não podia - não devia - deixar de poder albergar todos, absolutamente todos, os espectáculos que o género musical permite executar. A culpa julgo que não é do projectista, que se terá limitado a executar o programa previsto pela entidade adjudicatária, à época julgo que a Porto2001. Mas se não fez pressão e não alertou para essa lacuna, infringiu uma regra que os arquitectos deveriam seguir e que passa por analisar criticamente o Programa da Obra e propor as alterações alertando o requerente para as consequências futuras.
Se foi a entidade adjudicatária que assumiu de per si não incluir a possibilidade de realizar óperas e bailados, julgo que essa terá sido a “cereja em cima do bolo” que foram as más decisões que arrastaram a cidade em obras intermináveis mais de 4 anos depois de concluído o evento que levou a que essas mesmas obras fossem executadas!

Sobre o interior não me pronuncio (ainda) visto que o conhecimento que tenho da obra é apenas exterior, ainda não tive a oportunidade de a visitar por dentro. Mas do que vi em revistas e na TV parece-me que interiormente a CdM estará à altura (se não for mesmo superior) ao que ela é exteriormente. Mas isso fica para outra crónica.

sábado, abril 23, 2005

Petição pela não construção do edificio da ADICAIS junto á Casa da Música

Neste blog podem subscrever a petição, que pela simplicidade dela, não pode ser recusada: pede-se a todos os intervenientes do processo - projectistas, promotores, Câmara Municipal, etc... - que consigam chegar a uma plataforma de entendimento que leve à não execução do edificio sede do BPN nas traseiras da Casa da Música, no Porto.

Fica aqui o link para a Defesa do Interesse Público.

O artigo prometido talvez chegue na segunda-feira, 25 de Abril...

D. José Saraiva Martins

O Papa Bento XVI confirmou o cardeal português D.José Saraiva Martins no cargo de perfeito da Congregação para as Causas dos Santos, um dos "ministérios" do Vaticano, que assumiu maior preponderância durante o pontificado de João Paulo II.

Opus Dei

A Opus Dei manifestou satisfação pela eleição do cardeal alemão Joseph Ratzinger como novo Papa e assegurou a este o apoio dos seus sacerdotes e laicos.

Preços mais baixos no Norte

A DECO realizou o seu tradicional estudo de preços nos supermercados, visitou 550 estabelecimentos e revela que, se optar pela loja certa, poderá poupar quase mil euros por ano.

Entre os supermercados com produtos de características e marcas bem definidas, vendidas na maioria dos supermercados, o Intermarché, de Guimarães, conquistou o título de campeão dos preços mais baixos.

UE faz ultimato à China

A China tem dois meses para restringir a exportação de têxteis para a União Europeia.
A Comissão estudou os números e chegou à conclusão de que os produtos chineses que desde Janeiro entram livremente no espaço europeu atingem proporções que põem em causa o equilíbrio do mercado

sexta-feira, abril 22, 2005

Sampaio teve receio de nova vitória do “não” com referendo apressado

Continua o "excelente" mandato do nosso pseudo-Presidente... Agora só toma posições no estrangeiro e decisões dificeis acabaram em Novembro! O resto fica para as calendas...

Momento "Zandinga"


Prevejo que o SPORTING, depois deste fim de semana, assumirá o primeiro lugar para não mais o largar...

quinta-feira, abril 21, 2005

Asteróide poderá chocar com a Terra em 2034

Referendo Aprovado

«Concorda que deixe de constituir crime o aborto realizado nas primeiras dez semanas de gravidez, com o consentimento da mulher, em estabelecimento legal de saúde?».

quarta-feira, abril 20, 2005

Futuro da Europa hipotecado

O futuro estratégico de longo prazo da Europa está hipotecado. A vitória do "não" em França, tida como certo pelas últimas sondagens, irá provocar um adiamento das reformas essenciais para o funcionamento das instituições europeias - nomeadamente no que diz respeito aos mecanismos da tomada de decisões -, um atraso no processo de uma integração que tenha como fim o federalismo e, mais importante, vai continuar a impedir que a Europa fale a uma só voz nas grandes questões internacionais.

Esta última penso que seja a mais grave. Corremos o risco de ficarmos de fora das decisões que influenciarão o futuro da humanidade.

Por este caminho, daqui a 20 anos, países como a China, a Índia e o Brasil terão mais peso na cena internacional do que a Europa.

Uma Europa fragmentada ao nível da política internacional é, actualmente, o maior risco para o futuro dos jovens europeus.

Os actuais líderes europeus têm a obrigação de tomarem no presente as decisões que se lhes exigem. Este novo tratado seria um passo em frente. Aproximar a Europa e as suas instituições dos cidadãos europeus será um desafio importante de forma a unir politicamente os europeus.

Mas, segundo me parece e ao contrário do que tem sido norma nos últimos tempos, o adiamento do futuro da Europa será por culpa dos seus cidadãos e não por culpa dos políticos ou de lobbies.

Será pela conjuntura económica difícil ou será pelo anti-federalismo dos grandes países europeus que o "não" irá vencer em França?

terça-feira, abril 19, 2005

Há Fumo Branco

Habemus Papam

Joseph Ratzinger é o novo Papa.
O Cardeal alemão torna-se assim o 264º sucessor de Pedro e tomou o nome de Bento XVI.

a visitar:
http://www.ratzingerfanclub.com/

Citando

"Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro,que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre,com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos."
Nelson Rodrigues

Não é só no PSD

LIMITAÇÃO DE MANDATOS PROVOCA TERRAMOTO ENTRE SOCIALISTAS

A intenção do Governo em limitar os mandatos políticos está a levantar muitas resistências no seio do próprio PS. O líder da distrital portuense e candidato à Câmara do Porto, Francisco Assis, não é adepto da solução. O autarca de Vila do Conde, Mário Almeida, ataca os deputados. O bracarense Mesquita Machado até já lavrou protesto junto de Jorge Coelho.

in "Comécio do Porto"

segunda-feira, abril 18, 2005

30-Second Bunnies Theatre

Para quem gosta das grandes produções de Hollywood aconselho uma vista de olhos a este site: http://www.angryalien.com/ que usa e abusa de enorme criatividade ao reproduzir pequenos "scatches" animados de filmes como o Exorcista, Scream, Alien, Titanic entre outros… vale a pena espreitar e ouvir os personagens… uns bunnies muito originais!

By Miguel Ângelo Dias

Ora biba... depois deste pequeno interregno de alguns dias em que até pensei escrever sobre o porquê acreditar no “big ban” se também se acredita em que “a matéria não se cria nem se destrói”, ou porque se pensa que o espaço e o tempo são dimensões iguais de uma mesma malha espaço-temporal se podemos parar no espaço mas não podemos parar no tempo. Enfim fazer destas pequenas questões de incoerência da física um interessante tema para o nosso blog, talvez numa outra altura até encontre disposição para arriscar com um tema desses mas para já deleitem-se com uma pequena amostra do belo trabalho fotográfico de um amigo, visto de uma outra dimensão e deixem-se levar pela emoção que nos pode provocar...

Apaixonei-me por estas imagens mal as vi e não resisti em pedi-las ao Miguel! Por isso, este post é dedicado ao Miguel Ângelo Dias, um promissor fotógrafo free lancer autor do que os vossos singelos olhos podem apreciar neste momento e que ainda vai dar muito que falar...

Em duas palavras e como eu costumo dizer: In... Pressionante!!

by Miguel Ângelo Dias

by Miguel Ângelo Dias

domingo, abril 17, 2005

FCP pode descer à Liga de Honra

O presidente do FCP, Jorge Nuno Pinto da Costa, terá sido pessoalmente responsável por ofertas a árbitros por forma a favorecer o FC Porto e a prejudicar os rivais, noticia este sábado o semanário "Expresso", que cita o despacho da juíza do processo Apito Dourado, Ana Cláudia Nogueira

No artigo 51.º do Regulamento Disciplinar da Liga , relativo a corrupção da equipa de arbitragem, pode ler-se que o clube infractor é punido com “baixa de divisão” e “multa de 50mil a 200mil euros”.

PSD começa mal

Continuando o post do Miguel,

Infelizmente parece que tenho de dar razão ao Jorge Coelho quando afirma que "Jardim ameaçou e Mendes recuou".

Depois das palavras conhecidas de Alberto João Jardim relativamente à limitação de mandatos, o presidente do PSD apresentou as suas propostas para a revisão da lei eleitoral autárquica:

1- princípio da limitação de mandatos dos cargos electivos de natureza executiva,
2- princípio de, em vez de duas eleições nos municípios, fazermos apenas uma eleição,
3- princípio de que quem ganha uma eleição para uma Câmara Municipal deve ter a maioria dos mandatos,
4-princípio de que estas regras devem aplicar-se para o futuro e nunca retroactivamente

Lamentavel, assim começa mal

Disse

ALELUIA!MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA!

Antes do mais, saudações a todos os jovens opiniastas deste blog.
Parece-me que vai ser desta que deixo algo aqui escrito!
Em primeiro lugar, os meus parabens ao SCP, não pelo resultado mas pelo esforço demonstrado e pelo espírito de luta que demonstraram.
Relativamente ao belo "diamante" embelezador da cidade do Porto, na minha reles e humilde opinião, é de lamentar o facto de uma obra desta envergadura, não poder ser palco dos mais belos espetáculos de dança e de música, porque quem perde não são só os habitantes da cidade,nem da área metropolitana do Porto, mas de todo o norte de Portugal, que para poderem assistir a grandes espetáculos terão que se deslocar como sempre a Lisboa, embora venham dizer que a cidade do Porto tem outras salas de espetáculo com condições para este tipo de espetáculos, digam-me quais ou qual?. Mas o que me deixa mais desatinado com a situação da casa da Musica é mesmo a derrapagem que se verificou, acho que a situação do país não é a melhor para andarmos a brincar com este tipo de situações.Já que se obrigam a todos os contribuintes a terem as suas situações regularizadas e os clubes de Futebol a regularizarem as suas contas, este caso deveria ser investigado e apurarem-se os responsáveis e agir judicialmente por tamanho desfalque ou derrapagem, como queiram chamar.
Parece que já não nos chegou de exemplo as derrapagens verificadas na Expo.
Limitações de mandato?? Já deviam ter surgido há muito tempo atrás. Os mandatos de longa duração, vitalícios, ou transmissíveis hereditariamente, só originam entre outras situações: currupção, lobbies, favorecimentos, estagnação, etc, etc,etc......Acabem com eles!! Os dinaussauros já deixaram o nosso quotidiano há mto tempo.
Finalizo a minha primeira, reles e humilde intervenção.
Portem-se bem...

sexta-feira, abril 15, 2005

Novo PSD começa mal

É incompreensível que dirigentes do PSD venham dizer que a retroactividade da lei que limita o número de mandatos dos autarcas, é apenas para afastar João Jardim do poder.

Por acaso Carlos César, Mário de Almeida, Narciso Miranda ou Mesquita Machado são de que partido? A lei não se vai aplicar a eles?

É de facto triste que o PSD tente arranjar uma segunda intenção neste aspecto da retroactividade. Fazer política séria na oposição não é desta maneira.

Por muito que me custe, cada vez me sinto mais afastado do PSD e tenho que dizer o seguinte: COMEÇA MAL ESTA NOVA LIDERANÇA.

Parabéns Sporting

Parabéns Sporting, tragam a Taça UEFA
e que o Mourinho ganhe a Liga dos Campeões.

Depois de no inicio do ano o Peseiro ter a “cabeça a prémio” no SCP, parece que as coisas correm bem para o Sporting, e a continuar a jogar como tem jogado aumenta seriamente as hipóteses da conquista da Taça UEFA e a conquista do Campeonato Nacional, só depenem deles para serem campeões.

Em reflexão:
Ao Benfica, "para o ano é q é”, novamente
Ao Porto, vender os jogadores Portugueses e comprar mais Brasileiros e Argentinos, €$€$€$€ para o ano jogam no Brasileirão
Ao Sporting, cuidado, a minha Selecção (leia-se Vitoria de Guimarães) ainda vai jogar ai no “estádio dos azulejos”


Ehehehe, Parabéns SCP

ESPECTÁCULO MEMORÁVEL



OLÉ SPORTING OLÉ!!!

quinta-feira, abril 14, 2005

Teatro Jordão

No dia da abertura ao público da Casa da Musica, o “Comércio de Guimarães”, jornal semanário de Guimarães, apresenta em primeira página a noticia que existe a possibilidade de o Teatro Jordão de Guimarães ser vendido e possivelmente demolido.

Esta Sala de espectáculos onde eu, como muitos vimaranenses, assistiram a teatro, cinema, concertos, espectáculos diversos, é propriedade de uma família vimaranense que nunca possuiu a sensibilidade cultural para dinamizar o referido espaço, mas pelo que consta, a família Jordão, já demonstrou disponibilidade de vender o referido edifício (com valor cultural incalculável) por um preço bem acessível.

Estou triste …..

Opinião de leigo, mas um observador atento

Sobre a beleza da casa da música digo isto: É uma obra arquitectónica onde o material que prevalece é o betão, mas não deixa de transparecer leveza para o nosso olhar. Talvez pela forma geométrica que assume, dá a sensação que parte do seu espaço está suspenso.

No entanto, em termos de rentabilização económica do espaço, com a maior sala a levar aproximadamente 1200 pessoas, só lá pra 2050 é que o investimento é recuperado.Para além disso, a funcionalidade é péssima. Não vai poder albergar espectáculos de ópera ou sequer bailado, porque não tem espaço suficiente. Como é possível???
Para já não falar nos atrasos que sofreu e no arrombo financeiro que foi...

P.S. - Desculpa o abuso Nuno, mas a opinião de um arquitecto sobre esta obra é sempre importante. O seu sentido estético, a inserção no espaço envolvente, a opção por aqueles materiais, etc...
Apesar de ser leigo, gosto de ler ou ouvir os artistas (escritores, pintores, arquitectos) a teorizar sobre as suas opções e a dar um sentido - que não está ao alcance dos desatentos ou desentendidos - ao porquê de determinada coisa ser como é.
Por isso te peço, mais uma vez, a tua opinião sabedora sobre este assunto.

Casa da Música abre ao público



Finalmente........seis anos depois de ter começado a ser construída e com um custo final seis vezes superior ao inicialmente previsto.

a visitar:
http://www.casadamusica.com

quarta-feira, abril 13, 2005

Sim, o PSD está renovado!

Antes de mais, agradeço as palavras amigas que recebi aqui neste blog.

E em resposta ao anterior post, é uma realidade que houve uma renovação no PSD. Como se pode aferir pela lista da Direcção vencedora, a maior parte dos nomes são "desconhecidos" para a maioria das pessoas e, mais importantes, são completamente desligados dos últimos anos do PSD - isto é, do marcelismo, barrosismo e santanismo - estando, como muito bem salientou o Público neste fim de semana, ligados ao nogueirismo (uma corrente que nunca existiu e que derivava do "cavaquismo").

Como muito bem refere o Miguel, o regresso do Pedro Passos Coelho é sintomático da renovação de dirigentes e de ideias, mas o mais sintomático de todos os nomes é o de Miguel Macedo (antigo Secretário de Estado da Juventude nos tempos do Prof. Cavaco e anterior Secretário de Estado da Justiça) para o importantíssimo cargo de Secretário Geral do PSD. E é importante este nome porque ele é completamente desligado do chamado "aparelho" e vai reconstruir assim o partido novamente, coisa que Miguel Relvas e José Luís Arnaut nunca conseguiram/souberam fazer.

Para mais informações e ideias sobre o 27º Congresso do PSD convido-vos a lerem o meu blog, onde plasmei um resumo dos acontecimentos e das minhas impressões.

Para que se fique um pouco mais informado sobre a nova direcção do PSD, aqui fica também a nova Comissão Política Nacional:
Presidente
Luís Marques Mendes
Vice-Presidente
Eduardo Azevedo Soares
Paula Teixeira da Cruz
Arlindo Marques Cunha
Carlos Encarnação
Isabel Damasceno Campos
Pedro Passos Coelho

Secretário-Geral
Miguel Macedo
Vogal
José Macário Correia
Dulce Franco
Telmo José Moreno
Maria de Lurdes Costa Sousa
Vasco Cunha
Regina Ramos Bastos
Maria do Céu Baptista Ramos
Álvaro dos Santos Amaro
Joaquim Coimbra
Vasco Fernando Ferreira Rato

PSD renovado?

Bom, ontem vi na televisão Pedro Passos Coelho. Uma cara que já não aparecia há imenso tempo.

Sinal de renovação?
Todos os portugueses assim o desejam. Estamos fartos das mesmas caras.

Só espero que esta máxima vença:

MUDAM AS CARAS, MUDAM AS IDEIAS, MUDAM AS POLÍTICAS.
MUDA A FORMA DE FAZER E ESTAR NA POLÍTICA.

P.S. - Penso que todos os leitores deste blog leriam com muito interesse e atenção umas palavras sobre o último congresso, por mais curtas que fossem, do nosso membro congressista. Um abraço especial para ele, e os meus parabéns pela vitória da moção que apoiava.

terça-feira, abril 12, 2005

Limitação de Mandatos

"A proposta do Governo de limitação dos mandatos dos políticos (um máximo de três mandatos para os autarcas, presidentes dos governos regionais e ao Primeiro-ministro) terá efeitos retroactivos"

Jorge Coelho

El Nuevo Matador


Deu a possibilidade aos sportinguistas de dependermos só de nós para sermos CAMPEÕES.
Espero que não faça falta na próxima quinta-feira.
O Vitória de Guimarães, Braga e o Benfica ainda o vão conhecer melhor.
Rumo aos títulos.
FORÇA SPORTING. VAMOS ENCHER O ALVALADE XXI.
SÓ NÓS SABEMOS PORQUE NÃO FICAMOS EM CASA.

"Rebuçadinho" sem Açucar

A Polícia Judiciária suspeita que o presidente do FC Porto tenha estado envolvido no aliciamento do árbitro Augusto Duarte a influenciar o resultado do encontro Nacional- Benfica da época transacta



Os investigadores do ‘Apito Dourado’ interceptaram uma conversa telefónica entre Pinto da Costa e um alto dirigente do clube madeirense, na véspera do desafio, da qual resultam indícios de corrupção. O telefone sob escuta era o de Pinto da Costa, e nessa conversa alerta-se para o facto de um tal “A.D.” estar “à espera do rebuçadinho”.

A resposta foi tranquilizadora: o interlocutor que estivesse descansado, “pois está-lhe garantido”.Os investigadores estão convencidos de que o “rebuçadinho” era uma prostituta e que “A.D.” seria nem mais nem menos do que o árbitro Augusto Duarte

in "Correio da Manha"

segunda-feira, abril 11, 2005

D. José Policarpo


O nome do cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, é citado esta segunda-feira, pelo diário britânico "The Guardian", como um candidato emergente capaz de fomentar uma aproximação entre os cardeais europeus e os da América Latina.


A consultar,
http://www.guardian.co.uk/international/story/0,,1456734,00.html

“A calma é para os fracos. Stresse-se!”

Aqui vão alguns conselhos para quem quer e gosta de viver sob stress:

Ligue e acenda
Ligue e acenda todos os aparelhos de qualquer compartimento em que se encontre.Nunca desligue nada.

Não perca muito tempo a pensar
As nossas melhores ideias vêm dos outros.Roube-as.

Grandes expectativas
Aumente constantemente a esperança das pessoas que o rodeiam fazendo-as crer que se vai emendar. Depois não perca nenhuma oportunidade de quebrar essas esperanças.

Lei de Murphy
Se algo pode correr mal, correrá mal.
Aplique-a a tudo!

Seja injusto
A vida não é justa.Nunca foi.Porquê mudar tudo agora?

O fim da amizade
Convença-se da verdade inegável de que um amigo é só um inimigo que você ainda não transtornou.

O paraíso era um jardim
A jardinagem pode ser relaxante. Nunca a pratique.

Fora de horas
Trabalhe sempre até tarde.Vai fazê-lo sentir-se cansado, irritável e explorado.

Sobre encontros
Se chegar antes da hora, ela não virá.Se for pontual, terá de esperar.Se chegar atrasado, ela já terá ido embora.

As alternativas são estas:
Escolha entre ter alguém que lhe amargure a vida, ter alguém a quem amargurar a vida ou viver amargurada sozinha.

Se não conseguir à primeira vez... Tem de ser por culpa de outras pessoas.Procure-as; culpe-as; faça-as pagar.

Não perca tempo
Irrite-se cedo. Irrite-se ao acordar.

Mudar é possível
Desde que seja para pior.

Viva num aperto
Compre sapatos um número abaixo.


Para quem achar curioso, dêem uma vista de olhos a este blog:
www.stress.weblog.com.pt

sábado, abril 09, 2005

A Ler...

"Anjos e Demónios"

Urgente

Começou ontem a batalha final para a liderança do PSD.

O país está desejoso de ver um PSD forte e interventivo, que apresente ideias válidas para Portugal.

Este mês e meio de governação não teve a oposição dos partido nem da comunicação social, possivelmente a oposição mais feroz e desleal que existe actualmente.

É preciso que se comecem a levantar questões sobre o rumo da governação.

É QUE NINGUÉM SABE O QUE O GOVERNO ANDA A FAZER.

Para Ti .....Pacheco

"Se por acaso tivéssemos num programa como a Quadratura do Círculo José Magalhães a dizer todas as semanas que Sócrates não merecia ser primeiro-ministro, como teria sido diferente o resultado eleitoral!"

Pedro Santana Lopes

sexta-feira, abril 08, 2005

China vs. Europa

Segundo li e ouvi nalguns órgãos noticiosos, a China já exportou mais texteis para a Europa nestes 3 meses de 2005 do que durante todo o ano de 2004.

E o Comissário Europeu, julgo que inglês, ainda anda a dizer que vai estudar o assunto da imposição de novas limitações às exportações chinesas...

Será isto normal?

quinta-feira, abril 07, 2005

Chega-me o secador...

Atenção "esponjas", todo o cuidado é pouco!! :)

As Moções

1ºSubscritor: Luis Marques Mendes
1º Subscritor: Luis Filipe Menezes

Luto Nacional

"Todos os Caminhos vão dar a Roma"

...Actualidade

Tomaram Posse ……. e foram de férias?

Dos raros assuntos de Governo que a Comunicação Social faz referência, um em cada dois é relativamente ao Aborto.

Será que estão mesmo de Férias?

quarta-feira, abril 06, 2005

Citando e transpondo para a actualidade

"Saber exactamente qual a parte do futuro que pode ser introduzida no presente é o segredo de um bom governo ."
Victor Hugo

Deve ser por isto que ninguém ouve ideias ou futuras medidas que possam ser implementadas pelo actual Governo. Devem estar a consultar a Maia ou o Alexandrino, para ver se descobrem o que a posteridade nos reserva. Eu defendi maior contenção por parte deste Governo no trato com a comunicação social - quando comparado com o anterior - mas o silêncio absoluto deixa transparecer para quem está de fora que faltam a força e a coragem necessárias para adoptarem medidas que apenas trarão benefícios a médio prazo.
Que o futuro me mostre que estou errado mas, qual firme e hirto, prevejo que a revisão ao pacto de estabilidade e crescimento só veio facilitar a vida à visão despesista que está entranhada na cultura socialista.

Morre aos 81 anos o príncipe Rainier III do Mónaco


O palácio dos Grimaldi anunciou hoje a morte do príncipe Rainier, quase um mês depois de ser ingressado por uma infecção pulmonar. Rainier era o monarca que há mais tempo reinava na Europa, 55 anos.
O soberano faleceu às 04:35 GMT, vítima de problemas bronco-pulmonares, cardíacos e renais que se agravaram no passado mês.
O príncipe Alberto Grimaldi, de 47 anos, único filho varão de Rainier III e Grace Kelly, será o novo soberano do Principado depois da morte, esta manhã, do seu pai.

segunda-feira, abril 04, 2005

"A Pessoa Errada"

Pensando bem, em tudo o que vemos, e vivenciamos, e ouvimos e pensamos, não
existe uma pessoa certa para nós.
Existe uma pessoa que, se pararmos para pensar é, na verdade, a pessoa errada.
Porque a pessoa certa faz tudo certinho.
Chega na hora certa,
Fala as coisas certas,
Faz as coisas certas,
Mas nem sempre nós estamos a precisar das coisas certas.
Aí é a hora de procurar a pessoa errada.
A pessoa errada faz-te perder a cabeça
Fazer loucuras
Perder a hora
Morrer de amor
A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar
Que é para na hora que vocês se encontrarem
A entrega ser muito mais verdadeira
A pessoa errada, é na verdade, aquilo que a que nós chamamos de pessoa certa
Essa pessoa vai-te fazer chorar
Mas uma hora depois vai estar a enxugar as tuas lágrimas
Essa pessoa vai tirar-te o sono
Mas vai-te dar em troca uma noite de amor inesquecível
Essa pessoa talvez te magoe
E depois enche-te de mimos pedindo o seu perdão
Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao teu lado
Mas vai estar 100% da vida dela a esperar por ti
Vai estar o tempo todo a pensar em ti.
A pessoa errada tem que aparecer para toda a gente.
Porque a vida não é certa
Nada aqui é certo
O que é certo mesmo, é que temos que viver cada momento, cada segundo
Amando, sorrindo, chorando, emocionando, pensando, agindo, querendo, conseguindo
E só assim é possível chegar aquele momento do dia
Em que dizemos: "Graças a Deus deu tudo certo"
Quando na verdade
Tudo o que Ele quer
É que nós encontremos a pessoa errada
Para que as coisas comecem realmente a funcionar direito para nós....
Nossa missão: Compreender o universo de cada ser humano, respeitar as diferenças, brindar as descobertas, buscar a evolução."
Quando nós achamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas"
(Luís Fernando Veríssimo)

domingo, abril 03, 2005

O Mundo Chora




sexta-feira, abril 01, 2005

Memória de Uma ... Portuguesa Alegre

Sem comentários. Apenas para reflectir sobre o bem e o mal.

http://animal.org.pt/fatimalopes.wmv


P.S. - O título, pouco original, vem do último livro de Gabriel García Márquez. Adivinhem o que esconde as reticências.

Congresso do PSD

O ex-Primeiro Ministro e futuro Presidente da Republica, o Professor Aníbal Cavaco Silva, afirmou em entrevista ao Correio da Manha, que relativamente ao congresso do PSD, a moção a apresentar pelo Economista António Borges, subscrita por Leonor Beleza, Rui Rio, Aguiar-Branco entre outros, "pode gerar desenvolvimentos interessantes", porque "É uma moção que se apresenta ao Congresso sem candidato à liderança”

Mas ……

….O antigo presidente social-democrata, confrontado com a hipótese de a moção do economista ser a mais votada em Pombal, "haveria uma forte pressão sobre António Borges no sentido de discutir a liderança"….

A uma semana do Congresso do PSD, estará alguém a preparar uma nova candidatura á liderança do PSD?

In "Correio da Manha"

Na Vanguarda

Quando as palavras que mais se ouvem falar nos últimos 3 meses são "choque tecnológico", temo que seja apenas mais um termo pseudo-vanguardista para ser utilizado na retórica política de "embalar" - qual bébé - os portugueses.
Eu gostaria de perguntar ao sr. primeiro ministro se já ouviu falar na palavra nanotecnologia? É que se ouviu ainda não a dirigiu uma única vez aos portugueses, que na sua grande maioria nem lhes passa sequer pela cabeça o que é e as potencialidades que tem.

A nanotecnologia praticamente ainda não tem aplicação, nem implicações.

Quer isto dizer que, as aplicações práticas ainda não saíram do laboratório e as implicações morais, éticas e sei lá que mais ainda não são discutidas nos meios de comunicação social, logo passam completamente ao lado dos portugueses e do mundo em geral.

Apesar de leigo na matéria, de duas coisas estou plenamente convicto.

A primeira é que se a nanotecnologia tiver metade das aplicações e implicações que os especialistas dizem que tem, então estamos perante uma revolução científica sem precedentes (põe a internet e os telemóveis num bolso). Irá criar muitos dilemas morais e éticos. Tem coisas boas e coisas más. Terá que se enquadar e legislar de acordo com os valores da sociedade em que nos inserimos, mas não podemos ficar agarrados a tradições ou a medos sem fundamento. O bem e o mal estarão sempre lado a lado, onde quer que exista um humano. Colocar a tecnologia ao serviço da Humanidade e não ao serviços de interesses corporativos que apenas beneficiarão meia dúzia de poderosos, será o papel das intituições políticas que terão que ser democráticas, globais e com poder reconhecido pelas grandes potencias mundiais.
A segunda é que os reponsáveis portugueses que nos vem falar em choque tecnológico todos os dias, deviam estar já a preparar um plano de canalização de investimento público para a investigação nesta área. Um plano sério e integrado de formação e investigação ligado à nanotecnologia. Desde bolsas de estudo para cientistas portugueses no estrangeiro, importação de massa cinzenta - pagando bem claro, mas isso é que é investir -, apostar na investigação científica nas universidades, constituir um centro de integração do conhecimento ( já que a nanotecnologia irá revolucionar a medicina, a electrónica, a informática, a biologia, simplesmente tudo), apoiar a criação de empresas ligadas ao desenvolvimento, produção e comercialização de produtos que utilizem esta tecnologia. Portugal está claramente atrás da maioria dos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento no que respeita ao investimento direccionado para a investigação em nanotecnologia.

Se queremos estar na vanguarda do choque tecnológico que se está a dar em todo o mundo, não podemos perder mais tempo. Semeia-se agora, para se colher daqui a uma ou duas décadas.
O inconveniente é o ciclo político ter apenas quatro anos, o que condiciona sobremaneira a acção de quem dirige o país.