segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Jerónimo esperançoso com maioria absoluta

O líder do PCP mostrou-se, esta terça-feira, confiante de que o PS utilize a maioria absoluta em benefício dos problemas do país. Falando em Belém, Jerónimo de Sousa acusou ainda o Bloco de Esquerda de andar a fazer «manobras de diversão» em torno da questão do aborto.
in "TSF"

BASES / BARÕES

...........Nem hoje há "bases" como no passado, independentes de interesses, de "lobbies" de secções, de arregimentações várias, nem os "barões", os "notáveis", que tanto são exorcizados, existem hoje como no passado. Há "bases", mas essas "bases" são os militantes, os simpatizantes, os eleitores que apoiam o seu partido por razões de escolha política e pouco frequentam as secções. Aqueles que aparecem a falar pelas "bases" são quase sempre os permanentes das secções ou os dirigentes que usam o nome para se legitimarem eleitoralmente. A esses é que a palavra "barões" se devia aplicar, visto que são chefes de sindicatos de votos que lhes servem para negociar lugares para si e para os seus. A diferença entre estes novos "barões" e os antigos é que nos primeiros dez, 15 anos, do partido os "barões" originais acumulavam influência eleitoral dentro do partido e na sociedade e os "barões" actuais não têm qualquer prestígio, credibilidade social e profissional, ou influência para além das paredes das secções.

José Pacheco Pereira in "Público"

PSD dividido

A votação no último Conselho Nacional sobre a questão da eleição do próximo líder ser atráves do voto das bases, serviu para uma vez mais se detectar uma grande diferença de opiniões na cúpula do partido.

A opinião de que esta não seria uma boa altura para o fazer prevaleceu por 11 votos.

O meu candidato preferido começa a desiludir-me... infelizmente... Ainda não apresentou ideias chave para executar durante o seu mandato, diz que esta não é altura para divulgar qual o seu candidato a Presidente da República e votou contra a eleição do líder pelos militantes de base.

Posso não concordar com o candidato a Presidente do Sr. Filipe Menezes, mas ao menos assumiu agora a sua escolha... Para além disso, ouvi da sua parte propostas bastante interessantes para a reforma do sistema político... É pena o achar, pessoalmente, incoerente e uma pessoa demasido ligada ao mundo do futebol....

Vamos ver o que isto irá dar... Agora que o partido está dividido, lá isso está.

sábado, fevereiro 26, 2005

Comunicação Social

Depois de assistirmos à dissolução do Governo e da Assembleia sem razões devidamente fundamentadas, sendo apenas referido que "notava-se que as coisas não estavam bem", eu atrevo-me mesmo a dizer que a Comunicação Social (CS) poderá estar a tornar-se num “Órgão de Soberania Nacional”, a par dos Interesses Económicos (mas este falamos depois)

Os ataques da CS aos partidos de direita são conhecidos, de todos os que assisti, desde a golpada do Presidente da Républica, destaco apenas um:

No dia, e dias seguintes, em que o Santana Lopes reunião apoios desde da Extrema Esquerda à militância do CDS, num jantar com artistas portugueses, a única noticia que passou na CS, em particular a TV, foi a menina Simone que foi convidada para um jantar pelo Santana, mas não sabia que ele era candidato a Primeiro Ministro.

Mas para não dizerem que me queixo sempre da maneira como tratam a direita, em particular o PSD, vejamos outro exemplo:

Como certamente estão recordados, quando o Fernando Gomes foi para ministro da Administração Interna, sem bem repararam, quase todos os dias os telejornais abriam com notícias de assaltos, tráficos de drogas, corridas ilegais, a meu ver uma campanha directa ao ministro da Administração Interna.

Quando o ministro se demitiu, os jornais mudaram rapidamente o tema de abertura, mas infelizmente os assaltos, o tráfico, as corridas, etc, não terminaram?

Para haver Isenção na CS seria necessário:
1) Proibir notícias adjectivadas, para haver isenção na informação e acabar com os jornalistas incompetentes, como os sensacionalistas da TVI.
2) Retirar a inconfidência de fontes dos Jornalistas

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Ufa...

Parece que não sou o único Cósmico de "Centro Direita"

Conspiração

Se o sr. Sarmento for eleito presidente do PSD prevejo que o sr. Santana Lopes pelo discurso que fez hoje, esteja a preparar a sua candidatura à Presidência da República. Com o apoio do partido... obviamente.

O pior cego é aquele que faz que não vê!

"O primeiro-ministro cessante, Pedro Santana Lopes, assumiu hoje que o resultado das eleições do passado domingo deram razão ao Presidente da República, quando este decidiu dissolver o Parlamento, no final do ano passado."
in Público Online

E se o tivesse feito quatro meses antes ainda tinha mais razão...

PSD(II)

Como referido aqui no “Observador Cósmico”, está em estudo uma terceira candidatura à liderança do PSD, Nuno Morais Sarmento, está ser pressionado pela ala “Barrossista”.

in http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/noticia.php?id=506466&sec=1


e

pelo que constou, se Marques Mendes não reunir o apoio de Rui Rio, Aguiar Branco poderá ser igualmente um forte Candidato.

GRANDE SPORTING

O Sporting foi o único clube português a saír vencedor da última jornada europeia.

Eu vou ser sincero... Já não me lembrava de uma noite europeia tão gloriosa para o meu Sporting.

Analisando o jogo em concreto, mais uma vez a superioridade do futebol do Sporting ficou bem expressa ao longo dos 90 minutos. Tivemos mais posse de bola, criamos mais oportunidades de golo e dominamos em toda a dimensão do jogo.

O árbitro esteve mal ao não acabar imediatamente o jogo quando o Ricardo levou com um petardo aos pés...

PARABÉNS SPORTING... RUMO À FINAL...

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

PSD

O terceiro candidato, poderá surgir da ala, Relvas, Arnaut, Sarmento,

Vamos aguardar,

a ser verdade, dos três candidatos, o meu lider será o homem natural de Guimarães Luis Marques Mendes.

Tendência

Durante o próximo ano, as telenovelas, a Operação Triunfo, a Quinta das Celebridades e outros programas de grande audiência vão ser substituídos, na preferência dos portugueses, pela vida agitada do PSD.

Ele voltou ao trabalho!

Será que ganhou o bloco as eleições?

Ainda não se sentaram nas confortáveis cadeiras da Assembleia da República os novos digníssimos deputados e o bloco já começa a querer mandar na agenda.

Não é que tivemos as eleições legislativas, vamos ter as autárquicas e as presidenciais durante os próximos 12 meses, e os caramelos do bloco ainda querem fazer o referendo sobre a despenalização do aborto em Junho? Será que já fizeram as contas para saber quanto é que vai custar aos portugueses os 3 actos eleitorais nos anos de 2005 e 2006? Agora imaginem mais o referendo à Constituição Europeia e à despenalização do aborto...

Será que não pensam em trabalhar? Eu também sou um defensor da despenalização do aborto, mas penso que o país tem assuntos bem mais urgentes a resolver. Referendo nunca antes de meados de 2007. Para o bem do país.

Sócrates avisa aparelho do PS

José Sócrates vem hoje a dizer na comunicação social que espera o apoio do partido para enfrentar os tempos difíceis que se avizinham.

Eu entendo que este recado é dirigido aos guterristas despesistas que se estavam a preparar para subir ao "poleiro".
Espero que tenha coragem para formar um governo com uma orgânica substancialmente menor à dos últimos governos, e onde a coordenação entre as pastas seja efectiva.
Para isso tem que ter a coragem de dizer "não" a muitos amigos de circunstância, rodear-se dos melhores e daqueles que tenham força para tomar medidas impopulares. Para bem da confiança dos portugueses, quantos menos guterristas melhor. É que ministros do tempo do sr. Guterres não melhoram em nada as expectativas dos empresários.

Ser o próprio sr. primeiro-ministro guterrista já é demais...

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

já estão a trabalhar?

António Costa dirige FC Porto-Benfica

Haja esperança! (III)

.....mas esperança tem o Vasco Graça Moura....

"grande derrotado nestas eleições foi o País. Virou à esquerda e entregou o poder a um sector dela que é manifestamente incapaz de governar de modo a responder às necessidades dos portugueses"

in Dn,

http://dn.sapo.pt/2005/02/23/opiniao/o_choque_teratologico.html

Haja esperança! (II))

Caro Marco,

Eu tenho Esperança, o PS com maioria absoluta conseguirá formar um bom Governo, até já ouvi falar em pessoas independentes, como o vira casacas do Freitas do Amaral (este homem ainda vai ser presidente de câmara pelo BE).

Guterristas, Barrossistas ou Satanistas é que não

Espero que os Objectivos (visto não verificado qualquer tipo de promessa, só objectivos) sejam concretizados...... não é fácil.....mas tenho esperança.

Relativamente ao PSD, espero que consiga formar uma forte liderança, uma equipa nova, o meu líder preferido, como já tinha dito, seria Pedro Passos Coelho, ....mas a procissão ainda vai no adro. :)

Um Abraço,

PS(D): eu não acredito que agora já consegues utilizar Internet, nunca te vi muito adepto das nova tecnologias, Viva o Choque Tecnológico .....:)

Parece que já nos esquecemos todos das histórias que eles inventaram.

Bush visita Europa. Será a velha ou a nova?

O sr. Bush está de visita à Europa, e pelos vistos aqueles a quem ele chamou de "velha Europa" à cerca de um ano atrás (entenda-se Alemanha e França que não apoiaram a guerra contra o Iraque), rejuvenesceram.

Temas tão importantes como as sanções ao Irão, a questão da venda de armas à China que está em guerra fria com Taiwan, o protocolo de Quioto, O Tribunal Internacional Penal, entre outros, são questões que devem ser discutidas multilateralmente e no âmbito das Nações Unidas.

No entanto, os E.U.A. continuam a tomar decisões que dizem respeito a todos de forma unilateral, com a certeza de que a velha "Europa" lhes apertará a mão depois de passadas as tempestades originadas por tais decisões. A Europa, tal com Portugal, também precisa de novos líderes. Que saudades de Jacques Delors.

Sou um federalista convicto. Precisamos de um Estado Europeu forte e unido para termos voz na esfera global. Mas já que não temos, ao menos "levantemos" de vez um dos pilares da União estabelecidos no tratado de Maastrischt - A Política Externa Comum.

Haja esperança!

Caros Amigos,

Tenhamos calma, estou aqui a ver muito pessimismo...
Acima de tudo temos que respeitar a vontade dos portugueses expressa inequivocamente no passado dia 20! Essa vontade é claramente de mudança e demonstra revolta e o descontentamento dos eleitores em relação ao rumo que Portugal estava a seguir devido às políticas do anterior governo. Veja-se a descida drastica da abstenção, por exemplo...
Por isso, congratulemo-nos com a queda da direita, rejubilemos com a subida da esquerda e tenhamos esperença num futuro melhor. Afinal de contas isto não pode piorar! Penso eu... ESPERO EU...

Esperemos para ver.
Viva o optimismo!

P.S.: Aproveito para cumprimentar o meu grande amigo Pires e desejar uma rápida convalescença ao PSD, pois uma forte e saudável oposição vai ser extremamente necessária nos tempos que se seguem...

Ilha Interior...

Força Portugal


Começa hoje mais uma jornada europeia para as equipas portuguesas.
Boa sorte para todas elas, mas especialmente para o GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Para não ser só Politica.....já chega de PSunami

PARA TODOS NÓS...


E o Sócrates? Será que sabe isto?

Uma Medida Para Reformar o Sistema Político

De facto meu caro amigo Luís Pires, apesar de estar longe de seguir os ideais do Saramago, o voto em branco nestas eleições significou para mim, e com certeza para muitas outras pessoas que votaram como eu, que não houve um partido nestas eleições que apresentasse uma medida clara de responsabilização política pelo não cumprimento do programa eleitoral apresentado aos portugueses. E muito menos falasse na limitação de mandatos ou na questão das reformas vitalícias.

Uma medida tão simples como a seguinte: nas mais diversas áreas de Estado, desde a justiça, ao ambiente, à saúde, à educação, à administração pública, os partidos políticos apresentariam 3 medidas que no seu entender seriam essenciais.
Teriam que estar todas muito claras para os portugueses.
No fim da legislatura, quem governasse o país seria remunerado em função do número de medidas que apresentou e foi capaz de implementar. Digamos que é indexar o salário dos políticos à sua produtividade. Não acredito que houvesse políticos que quisessem chegar ao fim da legislatura e só recebessem metade daquilo que poderiam receber em condições normais.

Em 2002 votei num choque fiscal, pois só assim seriamos capazes de atraír mais IDE. Chegaram ao poderem e subiram o IVA. Isto é que é um choque fiscal?

Em 2002 fui enganado. Em 2005 ninguém me enganou.
(As cores não são por acaso)

Voto Branco

Desculpem,

Eu não acredito nesse tal partido do Saramago.

No meu entender, a solução passa pela Reforma do Sistema Politico, onde, primeiro de tudo, responsabilização de políticos e limitação de mandatos.

Mas, toda a gente conhece a disponibilidade do PS em implementar reformas, :(

Vamos Aguardar.

Primeiro Portugal

Independentemente do PSD ter um bom ou fraco líder, o que me preocupa, é a viragem demasiado à esquerda do eleitorado português, isto sim, poderá ser um problema para o país.

Mas espero que o Engº Sócrates consiga formar um bom governo, como tem maioria parlamentar acredito que consiga dispensar os “guterristas” que deixaram o país num pântano, como referiu o Engº Guterres, e convide ilustres independentes para a constituição do seu Governo.

Mas não acredito, porque logo no dia dos resultados, o Eng.º Sócrates não agradeceu a vitoria aos Portugueses, agradeceu apenas aos militantes.........enfim............mas por muitas trapalhadas que faça, tenho a certeza que o Presidente da Republica, não dissolverá a Assembleia da Republica.

A sucessão de Santana

O Marques Mendes, foi o único militante do PSD que na hora certa e no sítio certa (leia-se, congresso do PSD), criticou a direcção do partido. Toda a gente sabia que o partido não estava bem, mas preferiram criticar o partido na comunicação social, ora vejamos, o Pacheco Pereira, a Ferreira Leite, o Marcelo, o Cavaco, etc.

O Filipe Meneses já demonstrou a sua disponibilidade para candidatar-se à liderança do partido, mas no meu entender, está apenas a tentar ganhar alguma posição dentro do partido, acho que candidatura não será formalizada desde que apareça um adversário para o Marques Mendes.

O Marques Mendes tem Ideias e Coragem. Mas gostaria de ver um rejuvenescimento do partido, como não gosto dos Guterristas, também não gostos dos Barrossistas e Santanistas, esta gente, deveria ser substituída por caras novas, a minha aposta pessoal, seria a candidatura à presidência do partido por Pedro Passos Coelho

Viva a chuva (II)

Sócrates ganhou as eleições. Começou o Inverno!

:)

Santana resignado

Ainda não anunciou mas parece que sempre se vai demitir. Que podemos dizer desta decisão? Tardia mas acertada.
O cíclo político do Sr. Santana Lopes termina, e com ele nasce uma nova esperança para a social democracia.
Já se ouvem alguns notáveis a posicionarem-se para uma eventual liderança, mas o que eu acho fundamental nos próximos quatro anos é fazer uma oposição construtiva na assembleia, para o bem do país, seja quem for o líder.
Era importante para a democratização interna do partido que se adoptasse o método escolhido pelo partido socialista para a eleição do seu líder, ou seja, serem os militantes de base a elegerem o seu presidente.
Paralelamente, e falando para dentro do partido, parece-me importante que o PSD olhe para algumas das propostas da JSD no que a liberdades fundamentais dos cidadãos diz respeito, como por exemplo a questão do aborto. Mas não só...
Bom, aguardemos pelo congresso para saber quem será o próximo líder, na certeza de que pior do que o anterior não poderá ser... Ou talvez não, é que já vi o Sr. Felipe Menezes a apalpar terreno para uma eventual candidatura.
Já agora, o meu candidato é o Sr. Marques Mendes.
Veremos o que vai sair do congresso.

A ressaca continua e está para durar...

Oi Miguel, em 1º lugar deixa-me dar-te os parabéns por este teu cantinho “cósmico”, está muito original! E obrigada pelo convite, só ainda não recebi nada no mail como me tinhas dito!!!!
Bem quanto ao teu comentário vou expressar-me e dizer também a minha opinião, uma vez que este é o tema da semana…
Já reparaste, que ao votares em branco beneficiaste a força política mais votada? Ou seja, foi o mesmo que participares na maioria absoluta do partido socialista, uma vez que esse voto “protesto” não foi parar a nenhuma das outras candidaturas… era mesmo esse o teu objectivo? Eu até entendo que no estado em que o nosso país está (o mais pobre da Europa ocidental!!!!!) o voto em branco seja uma opção para demonstrar a falta de credibilidade nas forças políticas, ainda por cima quando o projecto daquela que realisticamente falando, era a única alternativa, passou quase despercebido. Mas como tu bem disseste, quem é que se preocupou em saber a percentagem dos votos em branco…??? preocuparam-se sim na percentagem da abstenção, que são os que menos interessam… os que mostram indiferença pelo estado a que chegamos!! É injusto, nisso concordo contigo! Devias ter ido votar… hoje não estarias frustrado!
Mas agora, e apesar das poucas promessas do Eng.º Sócrates e de sabermos se chegará a alcançar os tais objectivos de inovações tecnológicas, crescimento económico até 3% e mais postos de trabalho, vamos dar-lhes o benefício da dúvida e ver se serão capazes de levar o país com dignidade e fazer com que encontremos uma saída para a crise económica na qual nos encontramos.
O importante é que os “fascistas” ou chamemos-lhes antes os conservadores, já lá não estão, e se queres que te diga nem me surpreendeu nenhuma das duas posições, o Santana que sempre viveu agarrado à fama tenho a certeza que não sobrevive à humilhação no próximo congresso! Quanto ao Dr. Portas… bem, cá para nós, achas mesmo que ele se vai embora…?? Logo se verá!

Beijinho, Silvinha

Viva a chuva


Até parece milagre...

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

ouvindo....lembrando

.

Eu também sou Observador

Na minha primeira “observação cósmica”, agradeço desde já o convite do excelente colega e eterno amigo Miguel Carvalho, para escrever neste que será certamente um dos mais prestigiados Blog´s da sociedade.

Longe vai o tempo das nossas tertúlias, o tempo passa, mas os amigos ficam.

Por vezes em “discussões saudáveis”, para alem de ideias, ideais, pessoas e factos, o importante sempre foi e será: o desenvolvimento, o melhor de Portugal, o Futuro, o melhor de todos nós.

Até breve

A Natureza a oferecer-nos inspiração


Pôr do sol em Labruje...Lindo!!!

A Ressaca da Noite Eleitoral

Foi uma longa noite a levar com as análises dos comentadores políticos (poucos diziam mais do que o óbvio), aguardando pacientemente uma declaração do grande derrotado da noite. De facto, apenas a curiosidade de saber se o Sr. Pedro Santana Lopes iria apresentar a sua demissão ou não me prendeu ao pequeno ecran. Não se demitiu e não me espantou absolutamente nada. Pelo contrário, o Sr. Paulo Portas surpreendeu-me. Eu que sempre o acusei de andar na política pelo mediatismo que esta gera, teve uma atitude digna de vencido.

Votei em branco. E só não me absti porque familiares e amigos me convenceram, à última da hora, a ír às urnas. Pois bem, quero aqui afirmar que me arrependi. Não vi em nenhum canal de televisão o número de votos em branco, qual a percentagem daqueles que foram às urnas expressar o seu descontentamento pelo actual estado da política, mas sobretudo dos políticos do nosso país. Parece que só os abstencionistas expressam alguma espécie de sentimento contra-sistema.

Agora é hora de todos nós trabalharmos. A situação do país assim o exige. Chega de ressacas, especialmente das políticas, que são as que mais pesam não só na cabeça (falta de confiança) mas sobretudo nos bolsos dos contribuintes.