sexta-feira, março 18, 2005

O referendo à Europa

Parece que a ideia de se realizar o referendo à Constituição Europeia na mesma data das eleições autárquicas se vai verificar.

Apesar de ser um federalista convicto e, se calhar, esta situação apenas beneficiar o "sim", quero aqui deixar bem claro que sou absolutamente contra essa ideia.

Não tenho dúvidas que para o nosso futuro enquanto povo e nação é muito mais importante e decisiva a questão da Europa do que as autárquicas. As decisões estratégicas e que realmente irão afectar as nossas vidas, serão tomadas no âmbito europeu.

Mas pior do que isso... Todos sabemos o défice de informação da população portuguesa em termos de questões europeias. Portanto, exigia-se que o referendo servisse para informar e esclarecer os portugueses relativamente às alterações introduzidas pelo novo texto constitucional. Se o referendo for na mesma data, a discussão sobre a Europa passará ao lado dos meios de comunicação social e, por conseguinte, ao lado da grande maioria dos portugueses.

É possível que seja do interesse dos políticos nacionais que o povo continue afastado e desinformado sobre os mecanismos de decisão na Europa e não discuta publicamente as políticas europeias que, mais uma vez afirmo, são mais relevantes para o nosso futuro do que as autárquicas.

Uma questão pertinente... Quero votar no referendo e abster-me nas autárquicas. Como farei se ambas forem na mesma data? Entregarão os boletins de voto simultaneamente? Vou ter que recusar os boletins de voto para as autárquicas? Agradeço esclarecimento.

Sem comentários: