quarta-feira, março 23, 2005

Citando e Acrescentando

CITANDO:

Ser da esquerda é, como ser da direita, uma das infinitas maneiras que o homem pode escolher para ser um imbecil: ambas, com efeito, são formas da hemiplegia moral.
Ortega y Gasset, in 'A Rebelião das Massas'

ACRESCENTANDO:

No centro está a virtude. Está a capacidade de, sem condionamento moral, aproveitarmos valores de esquerda e direita.
Em questões de liberdade individual sou de centro esquerda (despenalização do aborto, direito à eutanásia, liberalização das drogas que ainda são proibidas). Em questões de política económica sou de centro direita (iniciativa privada como motor da economia, livre concorrência entre as empresas e os trabalhadores, liberalização gradual do mercado mundial em todos os sectores de actividade, o Estado como regulador e não como player).

P.S. - Tenho a ideia que, ao contrário do PSD, a JSD acredita nas convicções de esquerda acima descritas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meio? Virtude? Eu sou precisamente o contrário do que é ser de esquerda ou de direita. A luta pela felicidade da humanidade e pelo sentido da existência são claramente dois elementos inseparáveis e irrenunciáveis, não há esquerdas, nem meios nem direitas. Se não somos capazes de alimentar toda a humanidade à qual pertencemos será impossível dar sentido à sua existência e à nossa. Mas se não damos sentido à existência da humanidade e à nossa em particular, a eliminação da fome resultará em estômagos humanos satisfeitos sem outro sentido.