sexta-feira, março 18, 2005

Boltei!

Confesso que é com muita alegria que volto a postar aqui no blog, depois de sofrer um pequeno incidente que me afastou das "luzes da ribalta" já me sinto um pouco melhor.

Para comemorar o meu regresso vou homenagear o blog com a imagem do dia: 'A Nebulosa de Emissão NGC 6820'.

As nebulosas de emissão são nuvens de gás e poeira onde novas estrelas se formam. O gás é constituído essencialmente por hidrogénio, enquanto que a poeira é formada por minúsculos grãos de grafite e silicatos. No centro destas nebulosas existem, normalmente, enxames de estrelas recentemente formadas, tal como neste caso. Estas estrelas emitem grandes quantidades de radiação ionizante, o que leva o gás a ser excitado e a emitir fortemente.


Antes que me esqueça não posso deixar de dar os merecidos 'Parabéns' aos sportinguistas do 'obs.cósmico' que pelo que já me apercebi estão em força!

E, ala que se faz tarde...

Sem comentários: